Roteiro de Barcelona

outubro 15, 2022

 Ola,


Após um período intenso de trabalho durante o verão me dei de presente uma viagem de cinco dias, queria um destino onde pudesse aproveitar o calor, andar com as pernas e braços pra fora, esquecer do frio mesmo. Depois de alguns anos morando na Irlanda aprendemos a valorizar o calor e o sol. 

O destino escolhido após algumas pesquisas foi Barcelona na Espanha, muitas pessoas quando comentava dizia maravilhas de Barcelona. Então comprei tickets, reservei acomodação e fui toda animada.


E nesse post vou resumir um roteiro do que fazer, ver e comer em Barcelona de acordo com a minha experiência. Sempre gosto de pesquisar antecipadamente para ter uma ideia e não ficar tão perdida na viagem. 


Separei esse post em categorias como Cultura e Lazer, Gastronomia, Transporte e hospedagem. E além desse post montei uma lista desse roteiro no Google Maps, então é só clicar e salvar pra utilizar durante sua viagem. 



Transporte

Durante toda a viagem utilizei o transporte público e majoritariamente o metrô (TMB), e recomendo. É muito fácil de usar e vai pra todos os lados, pelo menos para os destinos que queria ir, me levou rapidamente e é barato. Se você for ficar hospedada na região central, uma dica muito boa é comprar o bilhete T-Casual 1 Zona, ele é um bilhete que custa em torno de 7€ e pode ser utilizado 10 vezes por um período ilimitado. E foi maravilhoso, pois usei somente esse bilhete todos os dias. 

Algumas estações pode ser um pouco confuso se você não esta acostumado a utilizar o metrô. Tem estações que ligavam umas 4 linhas. Aí tem que prestar um pouco mais de atenção e consultar o mapa que tem dentro do metrô e seguir as indicações que é sussa.


O transporte que utilizei pra ir ao centro de Barcelona do aeroporto e vice e versa foi o AeroBus tem o A1 e A2 (os numeros significam o terminal). Do aeroporto o destino final é a Plaça d'Espanya. De lá tem vários outros transportes, como metrô, taxi e ônibus. O bilhete custa 5€ e você consegue comprar na hora com cartão. E em 30 minutos você chega ao destino.

Caso você tenha que ir ao terminal 2 e você esta no terminal 1, dentro do aeroporto tem os shuffle bus que ligam os terminais e é gratuito. Impossivel ir caminhando de um terminal a outro, o aeroporto é muito grande. 


Outra dica, ainda é obrigatório (pelo menos até a data de postagem desse post) o uso de mascara facial no transporte público, então não esqueça a sua. Caso aconteça, dentro do aeroporto tem lugares que vendem mascara unitária. 


Hospedagem

Quando pesquisei acomodação em Barcelona, achei um pouco caro comparando com outros destinos, pra quem esta viajando sozinha. Eu tenho três fontes de pesquisa que são o Booking.com, Hostel World e Airbnb


O escolhido foi o Hostel Generator  esse Hostel tem em várias outras cidades pelo mundo. É um Hostel moderno. Escolhi ele pois comparando a localização, preço, facilidades e ambiente compensam. Esta localizado em uma ótima região, o bairro é seguro e com algumas facilidades ao redor, como cafés, restaurantes, mercados e estação de metrô próximo. 

Outros pontos importantes que me fez escolher esse Hostel, foi a opção de quartos compartilhados femininos, tinha muitos na minha pesquisa com quartos mistos (Homens e mulheres). E banheiro dentro do quarto, depois de algumas estadias em Hostels é algo que pra mim é essencial. E por último armário dentro do quarto com possibilidade de trancar meus pertences em segurança. 


O Hostel oferece café da manhã no valor de 7€ o dia e é pago a parte. No primeiro dia escolhi essa opção e valeu a pena, é estilo buffet. Incluso frios, pães, iogurte, frutas, cereais, cafe, leite e sucos. E pode se servir a vontade e quantas vezes quiser.  


Outro lado positivo em se hospedar em Hostel, além de ser mais econômico quando se esta viajando sozinha, é o fato de conhecer novas pessoas. Foi o que aconteceu nessa viagem, conheci 5 mulheres que fizeram minha viagem ser mais divertida. Cada uma de um lugar diferente (Alemanha, Canada e Argentina) e ainda saí com um novo roteiro de viagem pronto.  


Cultura\Lazer

Vou reunir aqui alguns passeios que fiz e acredito que seja lugares que você não pode perder ao ir pra Barcelona. E eu amei. 


La Sagrada Familia - Se você gosta de arquitetura vá, se você não gosta também vá. É um espetáculo, eu me emocionei e fiquei de boca aberta com a criatividade e grandiosidade da Basilica, que aliás não esta terminada. Ela começou a ser contruída por volta de 1883. 

Uma dica, compre o ticket online e evite as filas, e ainda é possível baixar o aplicativo e ouvir o guia pelo seu celular. Outra dica, não é permitido fazer visita em trajes de banho. 

O ticket custa a partir de 26€ (incluindo o audio guia). Caso queira visitar a torre é um pouco mais caro. 


Parque Güell - Outra arquitetura que tem as visões criativas de Gaudí. Originalmente a ideia era ser uma área residencial privada para as famílias catalãs. Atualmente é um Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque é grande, você vai gastar umas boas horas nas trilhas, tirando foto das paissagens e do trabalho de Gaudí. Uma dica boa é levar algo pra beliscar enquanto descansa nos criativos bancos espalhados, e aproveita pra tirar a foto clássica. 

Pra visitar o parque tem que comprar o ticket que custa 10€.


Bairro Gótico - Pra mim foi gostoso se perder nesse bairro, entre suas ruelas, olhando as vitrines das lojas, tirando fotos e descobrindo uma arquitetura completamente diferente do resto de Barcelona. Quando você caminha pelas ruas da cidade perccebe que Barcelona é construída em quarterões. Já o Bairro Gótico é totalmente diferente, as ruelas da literamente a impressão de estar em um labirinto. E o charme do bairro é sua arquitetura mais medieval. 


Quando estiver no bairro Gótico aproveita pra visitar a Catedral de Barcelona que fica perto da Plaça Nova. Essa praça tem feirinhas, se você gosta de antiguidades, é um bom passeio. Além de ouvir os artistas de ruas. 


Praia de Barceloneta - A praia foi uma das coisas na minha lista que estava menos entusiamada pra conhecer, por já terem me falado que não era algo tão fascinante assim. E realmente, talvez não seja a praia mais linda que já visitou na sua vida, mas ela tem o seu charme. Para a minha surpresa (por ser uma praia mais urbana) a cor da água é lindíssima e super limpinha, molhei meu pé e descobri uma água quentinha, pena que não tinha levado meu biquíni. A extensão da praia não é muito grande, mas é possível passar uma tarde descansando e tomando um sol na areia, ou caminhando pelo calçadão. Ao redor da praia tem restaurantes e bares. 

O ponto negativo na minha opinião como turista é a insistência dos camelos que passam vendendo cangas e bebidas o tempo todo (muitas vezes é o mesmo vendedor), e você tendo que recusar educadamente, apesar de as vezes essa insistência não ser nada educada. 


Museu Nacional d'Art de Catalunya - Na verdade a minha recomendação não é que você visite o museu (se quiser, fique a vontade), e sim vá ate as escadarias e deixe seus olhos brilhar. Uma dica, vá ao final da tarde, sente na escadaria pra assistir ao pôr do sol e ouvir o músico de rua fazendo a trilha sonora, e se caso for uma quinta ou sexta, fique ate as 20h da noite que é quando começa o show de luzes da fonte que tem em frente. Parece simples, mas acredito ser um passeio muito gostoso, e ainda garante suas fotos, porque o lugar é lindo. 


Gastronomia

Agora chegou a parte boa desse post, e foi uma das minhas expectativas nessa viagem, experimentar a culinária. Em qualquer viagem que eu faça, além de conhecer o lugar com meus olhos, eu gosto de conhecer com meu paladar.

E na minha inocência não achei que seria difícil encontrar comida boa e local, e não pesquisei essa parte. Porém, após passar por uma decepção de refeição estilo pega turista rapidamente fiz minhas pesquisas e fuji desse tipo de restaurante. Então aqui vou deixar minhas recomendações.


Bar La Ravala - Esse foi recomedação de uma pessoa local, fui com as meninas que esta dividindo o quarto. Pois a frase foi "O melhor bar de Barcelona" então estava animada. Quando chegamos ficamos decepcionadas, pois a vibe não era o que estamos esperando, talvez algo mais turístico, de inicio nos entreolhamos já pensando que tinha sido roubada. Porém quando sentamos, pedimos cardápio e algumas sugestões depois estavamos agradecendo de boca cheia pela recomendação. O atedimento foi muito bom e a comida e bebidas melhores ainda. 

É um bar que serve tapas (caso não saiba, tapas são pequenas porções). Experimente La Bomba é maravilhoso e ainda pedimos mais. Enfim, saímos de lá bem feliz. E eu agradecendo pela comida catalã.


Carrer de Blai - É outro lugar que recomendo que visite se quiser comer comida local, é uma rua cheia de restaurantes que vende pichos, que são petiscos no palito e eles cobram pela quantidade de palito do seu prato, e custa a partir de 1€. Na dúvida procure pelo restaurante Pincho J.


Restaurante La Pepita - Se for ficar hospedada no Hostel Generator ou ao redor, procure por esse restaurante, eu simplesmente amei. Comida boa, o ambiente muito gostoso e descontraído, atedimento excelente, e o preço nada absurdo. O restaurante também serve tapas, e eu comi muito bem com direito a sobremesa. A conta ficou no total de 28€.


365 Café - Como disse no início desse post, no primeiro dia eu tomei meu café da manhã no Hostel, mas depois que descobri esse café\padaria, o resto das minhas manhãs foram lá. O preço é bom e tem mais variedades para itens quentes, como croissant, sanduíches, donuts, bolos e afins. 


Teve outros lugares que visitei, mas esses são os meus destaques. Se quiser ver a lista completa, clique aqui para ver a lista no Google Maps. 

Eu gosto muito de ouvir música, e ainda mais viajando sozinha, teve momentos que a música foi minha companheira, clique aqui pra ter sua trilha sonora.


O que você acha que faltou nesse roteiro?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.