Jericoacoara - Roteiro de 5 Dias

novembro 24, 2023

 Olá, tudo bem?


Como uma pessoa que mora fora do Brasil há 5 anos, eu sempre faço questão de visitar minha família e amigos pelo menos uma vez por ano, nem sempre é possível. 

E esse ano eu planejei levar meu namorado que é irlandês para conhecer minha família e amigos, que até então ele só conhecia a distância. E também explorar um pouco mais do Brasil junto comigo. O que já era um objetivo meu antes de conhece-lo, se transformou também em uma desculpa perfeita pra viajarmos dentro do Brasil. O meu sonho sempre foi conhecer Jericoacoara, além de muitas outras partes do Brasil que é incrivel. Sinto que tenho esse dever como brasileira de explorar mais o meu país que é lindo, imenso e cheio de vida.


Então esse post veio trazer um roteiro pra você que também tem vontade de ir a Jericoacora que ta um pouco perdido, e sugestões de lugares pra visitar. Esse roteiro é baseado na minha experiência, e meu estilo de viagem que é um pouco mais tranquila. Separei o post em categorias pra ti ajudar como; Cultura e Lazer, Gastronomia, Transporte e Hospedagem. E alem desse post montei uma lista dos lugares que fui no Google Maps, só clicar Aqui, salvar e usar na sua próxima viagem. 


Se você quer mais roteiros, clica aqui pra ver o de Barcelona, Espanha.


Pôr do sol perfeito, na praia. 


Transporte

Compramos o vôo saindo de Campinas do aeroporto de Viracopos, mas tem de Guarulhos também. No total foram 5 horas de avião, fizemos uma escala em Minas Gerais. Compramos o bilhete pela companhia Azul. O que fiquei decepcionada foi que eles cancelaram o nosso vôo e não nos avisaram, se eu não tivesse verificado o status do vôo uns dias antes da viagem eu teria uma surpresa no aeroporto. O vôo original foi cancelado e eles nos deram outras opções e a melhor era antecipar a viagem em 2 dias. 

No aeroporto o atendimento deles é excelente. As atendentes nos ajudaram em todo o momento, e durante o vôo é maravilhoso também, principalmente se você mora na Europa e esta acostumado com a Rayanair - Onde tudo se paga e as vezes o atendimento não é dos melhores. Durante o vôo da Azul você tem acesso a TV e snacks. 


Para ir a Jericoacora de avião você tem a opção de chegar pelo aeroporto de Jeri (JJD) ou de Fortaleza (Pinto Martins). Se você decidir ir pelo de Fortaleza esteja preparado para uma viagem de 5 horas de carro até Jericoacora. Pelo aeroporto de Jeri você chega em 1h. 

Outro ponto importante para se pensar é o gasto extra com transfer, se você for ficar hospedada dentro do Parque Nacional de Jericoacora (Jijoca de Jericoacoara) você vai precisar de transfer para chegar até a sua acomodação. O parque é cheio de dunas e não é recomendado ir com carro normal - todos os transfer são de 4x4. Além dos transfer conhecerem a estrada e saber como chegar, pois dentro do parque não tem sinalização, se você não conhece nada por ali, acredito que fique bem fácil se perder. 

O serviço de transfer que usamos foi da empresa Jeri Sonhada. Um adendo importante é que os preços de transfers são tabelados, então não adianta ficar cotando ou procurando por melhores preços, todos oferecem o mesmo valor. E eles oferem preço compartilhado e privativo para os dois aeroportos. Sendo que o compartilhado funciona somente das 8h as 16h, então se você precisa de transfer fora desses horários tem que reservas o privativo. Compatilhado - Divide o carro com outras pessoas, sendo um total de até 6 pessoas. Privativo - É o valor do carro, podendo também ter até 6 passageiros. 


Dependendo do aeroporto que você irá chegar ou partir o valor muda, e claro que o mais distante - Fortaleza - é o mais caro dos dois. E dentro da vila - Jijoca de Jericoacoara - não tem transporte público, então você faz tudo a pé. E acredito que nem precise, pois tudo é bem perto. 


Hospedagem 

Não achei difícil encontrar hospedagem na vila de Jeri. É possível ficar hospedado fora da vila, porém como havia dito anteriormente sobre a questão de transporte, eu não queria ter que ficar reservando transfer a todo momento que quisesse ir até a vila. Ficar hospedado dentro da vila acaba elevando um pouco mais os valores, mas mesmo assim não é difícil encontrar uma acomodação que cabe no seu bolso. E tem de todos os tipos; casa pra alugar, pousada, chalés e hoteis mais luxuoso. Recomendo procurar por acomodação próximo ou na Rua principal, Rua do Forró e Rua São Francisco, pois são as ruas mais centrais e você vai ficar perto de tudo. 


O lugar escolhido foi o Jeri Pousada . Encontrei a pousada pelo Booking.com. Eles foram atenciosos e super ajudaram quando necessário. O café da manhã estava incluso e muito gostoso, eu amo café da manhã de hotel/Pousada. Todos os dias comia tapioca 💛


Cultura/Lazer 

Eu cresci na cultura de férias na praia. Então amo a rotina de ir cedo pra praia curtir o sol e mar até cansar, voltar pra casa tomar um banho e sair pra curtir o agito da cidade e jantar. Climinha de cidade praiana é muito gostoso. 

Não foi diferente nessas férias. Porém em Jeri tem muito mais do que só ficar na praia principal, tem os passeios que valem muito a pena, e você pode reservar com a empresa de transfer também. Vou listar a baixo os passeios e o que é incluso. 


Passeio Lado Oeste - Praia de Mangue seco*, Travessia de Balsa, Dunas, Toboágua, Trilhas e Lagoa Tatajuba. 

Passeio Lado Leste - Arvoré da Preguiça, Lagoa do Paraíso - Alchymyst Beach Club*, Buraco Azul* e Praia Préa. 


Paísagens lindissímas

*Nesses lugares tem valores extra para se pagar que não esta incluso no valor já pago pelo passeio. No Mangue Seco tem um passeio para ver cavalo marinho, e é opcional. Na Lagoa do Paraíso e o Buraco azul tem que pagar para entrar. Se você tem poucos dias ou não quer fazer todos os passeios, eu recomendo que escolha pelo Lado Leste, as paisagens são lindas e você consegue curtir mais o lugar, apesar que tem que pagar pra entrar. 


Além dos passeios, é possível curtir a praia local, e na rua do forró tem música ao vivo, que fica na praia, também um clima bem gostoso. Além de ter as barraquinhas de artesanato como uma boa vila de praia. E se você gosta de uma trilha, tem a trilha pra Pedra Furada que leva uns 45 minutos, mas se prepara pois o sol é forte, no começo da trilha tem um pessoal oferecendo serviço de charete pra chegar até lá. 


Gastronomia 

Achei Jericoacora bem democrática, não somente no quesito acomodação, mas também na alimentação. Se você prefere economizar na alimentação e investir em outros gastos na viagem, em Jeri você não passa fome. Tem restaurantes de todos os valores, assim como na acomodação, você encontra desde de mercado servindo self service por R$25 até a restaurantes com menu por mais de R$200 o prato. E se você não se importa de cozinhar durante a viagem e tem acesso a cozinha na sua hospedagem, os mercados tem de tudo. 

A nossa ideia não era cozinhar durante a viagem, mesmo por que na nossa pousada não tinhamos acesso a uma cozinha. Então nos permitimos explorar os restaurantes locais e experimentar a gastronomia. O que eu amo. Vou listar aqui os nomes de restaurantes que fomos e recomendamos, caso esteja ai meio perdida. 


Minha parte preferida, comer!


- Na Casa Dela - A comida estava incrível, eles tem forno a lenha. E o pão que eles servem de entrada é uma delícia, só fiquei decepcionada com a limitada variedade de sobremesa, acabei não escolhendo nenhuma. A entrada que escolhemos estava um pouco salgada pra mim. 

- Ronco do Mar - A decoração do restaurante é linda, eles tem parte de cima, o que deixa um clima bem privado. O atendimento foi excelente, o garçom super atencioso. E de todos os restaurantes o único que tinha "Cartola" na lista de sobremessas. O que me deixou muito feliz. 

- The Greatestbar Dumundu - Escolhemos esse restaurante na nossa primeira noite, tinhamos acabado de chegar, e a culinária é mexicana. Tinha música ao vivo, e eles cobraram couvert artístico, o que me decepcionou, pois o cantor só chegou depois que já estavamos quase indo embora, achei meio injusto. 

- Restaurante Tamarindo - Aparentemente esse restaurante é bem procurado na vila, fomos uns dos primeiros a chegar e bem rápido encheu de clientes. O restaurante não faz reservas, é do tipo quem chega primeiro, senta. A comida também estava uma delícia. 

- Pescador Jeri  - O restaurante é grande, a comida estava uma delícia. Também tinha música ao vivo quando chegamos, o que deixa o clima ainda mais gostoso. Ao contrário do outro restaurante, não foi cobrado o couvert. 

- Espaço Bistro - O restaurante é pequeno, mas bem aconchegante, o atendimento foi muito bom e foi onde eu experimentei o camarão no abacaxi, que aparentemente é um prato bem tradicional, todos os restaurantes tem no cardápio. 


Todos os restaurantes são pé na areia. De todos eles se tivermos que dizer qual o nosso preferido foi o Ronco do Mar, por uma combinação de fatores como; atendimento, sabor, e decoração. 


Outra informação importante para quem esta indo pela primeira vez, é ficar atento que na vila não tem caixa eletrônico, em todos os lugares eles aceitam cartão de débito e crédito, porém se por algum motivo você precisar sacar dinheiro vai ser impossível. Então recomendo já trazer dinheiro em espécie de casa. O aeroporto de Jeri (JJD) é bem pequeno e também não tem caixa eletrônico. 


Eu também fiz um vlog da viagem, então se você gosta e tem curiosidade pra ver em movimento como foi essa viagem. 


E me conta, já foi pra Jeri? Tem vontade? O que faltou nesse roteiro?

E se tiver planejando em ir....Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.